top of page
MRV.gif

Estudo técnico sobre salto é tema de palestra da Academia do Voleibol


Palestra contou com a presença de profissionais do esporte (Foto: Créditos divulgação/CBV)

A última terça-feira (28.07) foi mais uma vez de troca de conhecimento na Academia do Voleibol. No seminário virtual foi apresentado, nesta noite, um trabalho científico que teve como tema “Efeitos da potencialização pós-ativação no salto vertical em atletas jovens de vôlei de praia”, dos autores Dayse Carraco, Felipe Veloso, Karina Lins e Roberto Elias. O preparador físico Francisco Oliveira Neto foi o responsável pela mediação do encontro.

“Foi um trabalho muito bem conduzido e realizado. Observamos as dificuldades que temos para realizar os trabalhos de pesquisa porque nem sempre temos as condições ideais. Foi muito legal também ver o tempo e o carinho que os professores disponibilizaram para o voleibol. A noite foi muito positiva para todos nós evoluirmos e juntos fazermos o nosso voleibol campeão”, afirmou Oliveira Neto.

Os profissionais do esporte exemplificaram todo o processo realizado para a captação dos dados para cerca de 90 profissionais de todo o país, que acompanharam a apresentação pela plataforma Webex. O trabalho tem como principais objetivos verificar os efeitos da potencialização pós-ativação do desempenho do salto vertical de atletas jovens no vôlei de praia e se esses efeitos são os mesmos nas diferentes condições analisadas.

Entre as conclusões do estudo, a potencialização pós-ativação apresentou grande variabilidade entre as atletas avaliadas independentemente do tipo de piso, além do seu efeito geral parecer ser modulado pelos níveis de forca dos indivíduos.

O encontro virtual contou ainda com a participação do campeão olímpico Bruno Schmidt.

A Academia do Voleibol é a iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que visa levar conhecimento aos profissionais durante a pandemia da COVID-19. O projeto já proporcionou outras 24 reuniões virtuais com temas variados sobre vôlei de praia, vôlei de quadra e Comissão Nacional de Treinadores (Conat). O conteúdo posteriormente também fica disponibilizado no YouTube da CBV.

Últimas Notícias
Principais Assuntos
bottom of page