top of page
MRV.gif

Após reunião da Uefa, final da Champions League pode ser com portões fechados


Após reunião da Uefa, final da Champions League pode ser com portões fechados (Foto: Divulgação Uefa)

Nesta última quarta (1), a Uefa organizou uma reunião por meio de videoconferência para debater sobre o futuro das principais competições do continente. Além disso, a entidade discutiu sobre contratos de jogadores e a janela de transferências diante da crise que assola a população mundial por causa da pandemia global de coronavírus. Com isso, as ligas nacionais e continentais planejam que as principais finais sejam sem público.

De acordo com o jornal inglês 'The Independent', várias reuniões já foram realizadas e todos desejam encerrar a temporada 2019/20 antes do início de 2020/21. Vale destacar que no final de março, a Champions League e a Europa League foram suspensas sem previsão de retorno.

Diante disso, a entidade organizou dois grupos para buscar as melhores soluções para enfrentar a crise. Um deles é relacionado à logística da liga e outro ligado às questões financeiras com análise de contratos de transmissão de jogos e possíveis prejuízos no atual cenário.

Neste sentido, aumenta a pressão econômica, já que a falta da renda dos jogos tem pesado nos cofres dos clubes europeus. O reflexo é ainda maior nas ligas menores, conforme disse a Associação da Liga Européia. Na Alemanha, segundo fontes, muitos clubes da segunda divisão estão à beira da falência, e clamam por medidas drásticas.

Outro aspecto importante na economia do futebol mundial é a geração de empregos que esta indústria traz para a Europa e a grande quantidade de profissionais afetados com a crise. Dessa forma, estes grupos tentam encontrar soluções para finalizar a temporada e as finais com portões fechados parece ser a mais acessível no momento.

Segundo a Uefa, os planos para retomar às atividades serão avaliados mensalmente, pois cada país apresenta uma realidade diferente diante da propagação do vírus e do número de contaminados e óbitos. Sendo assim, cada governo local decretou uma ordem e períodos de quarentenas diferentes.​

Por fim, apesar da crise que impacta diretamente o futebol mundial, as partes estão otimistas, mesmo que a temporada 2020/21 comece com atraso. Até o momento, não há nenhum sinal de interromper o planejamento e a logística das competições da próxima temporada.

Últimas Notícias
Principais Assuntos
bottom of page