top of page
MRV.gif

Brasil estreia no Pré-Olímpico das Américas diante dos Estados Unidos


Seleção brasileira feminina de basquete (Foto: Divulgação/CBB)

Chegou a hora da verdade! Nesta quinta-feira, a partir das 18h30, com transmissão ao vivo no Youtube da FIBA e no Facebook da CBB, a seleção feminina inicia a sua caminhada no Pré-Olímpico das Américas na busca por seguir sonhando com Tóquio 2020. Em Bahía Blanca, na Argentina, as meninas encaram o poderoso Estados Unidos, atuais campeões olímpicos e mundiais, praticamente com sua força máxima. Reforçados com as jogadoras da WNBA, as americanas já estão classificadas para a Olimpíada e usam a competição como treinamento.

- Sabemos da dificuldade, do poder dos Estados Unidos, mas é a tabela que eu queria. É melhor estrear diante dos Estados Unidos, tirar esse peso logo, e depois temos dois jogos para decidir a nossa vida, diante de Colômbia e Argentina. A Colômbia fez um jogo complicado com a gente na AmeriCup, e a Argentina se potencializa por jogar em casa, com toda a pressão. Não teremos facilidade - contou o técnico José Neto.

Vivendo uma temporada do sonhos, o Brasil quer seguir no bom embalo. O time venceu o Pan de Lima, voltando a subir ao lugar mais alto do pódio no torneio, o que não acontecia desde Havana 1991. Em seguida, as meninas voltaram a jogar bem e ficaram apenas atrás de Estados Unidos e Canadá na AmeriCup, em Porto Rico, conquistando o bronze.

- Nossa seleção vem evoluindo. E eu acredito demais no trabalho que o Neto vem desenvolvendo. Estamos motivadas e animadas para o Pré-Olímpico. É uma chave difícil, mas acredito muito no nosso grupo - contou Damiris.

Agora, o time precisa ser melhor que Colômbia e Argentina para carimbar a única vaga da chave no Pré-Olímpico Mundial, de 2 a 10 de fevereiro. Essa disputa terá 16 times divididos em quatro torneios. Como Estados Unidos e Japão (país-sede) também jogam o Pré-Olímpico Mundial, serão 14 seleções brigando por dez vagas na Olimpíada de Tóquio.

Durante duas semanas, o Brasil se preparou com a melhor estrutura possível para o Pré-Olímpico das Américas. Trabalhou na Arena Carioca 2, com uma quadra montada só para elas, e ainda ficou hospedado em frente ao Parque, diminuindo a logística e cansaço das jogadoras. Com apoio do Comitê Olímpico do Brasil para tudo, a seleção ainda trabalhou a parte física nas instalações de primeira linha do CT Maria Lenk.

- Se eu pudesse pedir a estrutura perfeita para a nossa preparação, seria essa que tivemos para o Pré-Olímpico das Américas. A cada preparação, nossa estrutura melhorou e chegamos nessa perfeita. Isso potencializa demais o trabalho. Agora é mostrar em quadra. Acredito no caráter dessas meninas e vamos em busca da vaga no Pré-Olímpico Mundial - disse o técnico José Neto.

Por conta desse cenário, o grupo do Brasil no Pré-Olímpico das Américas vale apenas uma vaga para o Pré-Olímpico Mundial. Assim, a seleção precisa ser melhor que Colômbia e Argentina para se classificar. Após a estreia na quinta, a seleção folga na sexta-feira e joga no sábado e domingo, decidindo diante de colombianas e argentinas o seu destino.

SELEÇÃO FEMININA

Armadoras Débora Costa (SESI Araraquara) Lays da Silva (Vera Cruz Campinas)

Alas/armadoras Isabela Ramona (Uninassau) Patrícia Teixeira (Vera Cruz Campinas) Tainá Paixão (Sampaio Basquete)

Alas Tati Pacheco (Ituano) Raphaella Monteiro (Ituano)

Alas/pivôs Clarissa Santos (Lyon Asvel) Damiris Dantas (Busan BNK Sum) Mari Dias (Vera Cruz Campinas) Stephanie Soares (The Masters University)

Pivô Erika de Souza (San Sebastián)

Comissão técnica Gerente - Adriana dos Santos Coordenador - Bruno Valentin Técnico - José Neto Assistentes técnicos - Virgil López e João Almeida Camargo Neto Preparador físico - Diego Falcão Médicos - Paulo Roberto de Queiroz Szeles e Sanna Roque Pinheiro Fisioterapeutas - Isabel Rosa e Jordana Reis da Silva

PRÉ-OLÍMPICO DAS AMÉRICAS

14 de novembro 18h30 - Brasil x EUA

16 de novembro 18h30 - Brasil x Colômbia

17 de novembro 21h - Brasil x Argentina

Tags:

Últimas Notícias
Principais Assuntos
bottom of page