Sauber assina com Tatiana Calderon para programa de pilotos em desenvolvimento de 2017
Tatiana Calderon é a nova piloto de desenvolvimento da Sauber
Calderon pode ser a primeira mulher, depois de Susie Wolff, a testar um carro de F1.
Tatiana Calderon participava da série de corridas GP3 e assinou com a Sauber para o programa de pilotos em desenvolvimento da equipe suíça. Não é certo que Calderon irá testar o novo C36, mas, ao que tudo indica, as chances dela ser a primeira mulher, depois de Susie Wolff, a pilotar um carro de F1 são boas.
GP3 para uma segunda temporada, mas ainda está para anunciar a equipe a qual irá defender. Em 2016, Calderon correu pela Arden. Antes de fazer parte da GP3, a colombiana correu a F3 Europeia por três temporadas e chegou a conquistar um segundo lugar na MRF Challenge, na temporada de 2015-2016.
Contratada pela Sauber, o papel de Tatiana na escuderia suíça como piloto de desenvolvimento, será fazer uma série de testes, principalmente nos simuladores de F1. Dessa forma, Tatiana passará a maior parte do tempo na fábrica da equipe suíça, em Hinwill, aperfeiçoando suas práticas como piloto de F1.
Para Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, é um prazer dar as boas vindas a Tatiana e que suas habilidades automobilísticas só tendem a aumentar com o período de treinamento da escuderia suíça. “Estamos muito satisfeitos em dar as boas vindas a Tatiana, pois é uma forma com que ela pode desenvolver ainda mais seus conhecimentos e habilidades de corrida”, disse Monisha.
A própria Calderon aprecia a oportunidade oferecida pela Sauber e se diz preparada para pilotar um carro de F1, “a Sauber viu potencial em mim”.
“Estou extremamente grata por esta oportunidade. Quero agradecer a Monisha e a toda equipe por abrir esta porta, estou pronta para trabalhar duro e aprender o que posso com a equipe”, disse Tatiana. “Dirigir um carro de F1 seria um sonho e tenho certeza de que eu posso, esta oportunidade na Sauber é um bom começo para que isso aconteça”, concluiu.