France Football anuncia mudanças na premiação da Bola de Ouro em 2022
Por Wilson Barbosa 11/03/2022 - Sexta-feira - Março
Tradicional premiação francesa decidiu reformular júri e critérios de análise após ser criticada no ano passado (Foto: Reprodução/Instagram @francefootball)
Após a vitória muito questionada de Lionel Messi no ano passado, o tradicional prêmio da Bola de Ouro, concedido pela revista France Football, vai sofrer mudanças em seu formato. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11).
Uma das principais alterações da premiação é o fato de o troféu passar a ter como período de avaliação a temporada europeia, que vai de agosto a julho do outro ano, e não um ano corrido do calendário.
Deste modo, a próxima edição do troféu premiará o melhor jogador da temporada 2021/22, ou seja, serão avaliados os feitos entre agosto de 2021 e julho de 2022. A Copa do Mundo deste ano, que será realizada a partir de 21 de novembro, só entrará na avaliação da Bola de Ouro de 2023.
A lista de indicados aos prêmios masculino, feminino, Troféu Yashin (melhor goleiro) e Troféu Kopa (melhor jovem) agora não serão feitas apenas por jornalistas da France Football e L'Équipe, mas contarão com o aval do embaixador do prêmio, Didier Drogba, e dos jornalistas que mais se aproximaram do resultado final em suas votações em 2021.
Os eleitores, a partir de agora, serão mais restritos, em vez de jornalistas representando todas as 170 associações da Fifa, na próxima temporada votarão no prêmio apenas profissionais dos 100 países que ocupam as primeiras colocações do ranking da entidade.
Em comunicado, o jornal francês explicou que o prêmio evoluiu com o passar dos anos, deixando de ser apenas para atletas europeus e passando a englobar jogadores de todo o mundo, em 2007, e o futebol feminino, em 2018. E por isso que, o prêmio chegou à conclusão que precisa evoluir de novo.
Comments