MRV.gif

COI e World Athletics definem os circuitos da maratona e da marcha atlética em Sapporo, nos Jogos 20


Circuitos serão montados no Parque da cidade (Foto: Divulgação/COI)

O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio divulgou o percurso das competições que serão disputadas a cerca de 800 km da capital japonesa para preservar os atletas do extremo calor.

O Comitê Organizador de Tóquio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Tóquio-2020) divulgou o circuito dos eventos da maratona em Sapporo, Hokkaido, após visitas e discussões entre representantes do Comitê Olímpico Internacional, World Athletics, Tóquio-2020 e autoridades locais. As competições serão disputadas a 800 km de Tóquio para preservar os atletas do calor.

O percurso apresenta um circuito maior, de aproximadamente a distância de uma meia maratona (21,097 km), e um segundo loop menor, de aproximadamente 10 km, que será percorrido duas vezes. Este circuito, segundo a World Athletic, foi desenvolvido tendo em atenção o bem-estar dos atletas e fornecerá a máxima eficiência aos Comitês Olímpicos Nacionais e órgãos relacionados, que cuidarão dos atletas, além de deixar um circuito como legado permanente para qualquer futura competição.

O Sapporo Odori Park será o ponto de partida e chegada das competições de maratona e marcha atlética. O parque possui um amplo espaço aberto de cerca de 7,8 hectares no centro de Sapporo, com belos gramados, canteiros de flores e árvores. É um local popular para turistas e moradores locais e hospeda uma série de eventos diferentes ao longo do ano. O parque fica no coração da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972, que já abriga outro local de competição para o Tóquio-2020 - o Sapporo Dome para futebol - permitindo sinergias organizacionais.​

Para a maratona, os atletas começarão correndo duas voltas no parque em um cenário da Torre de TV de Sapporo, um dos pontos turísticos da cidade, e depois seguirão para o sul pela Sapporo Ekimae-dori, em direção à movimentada estação por ruas cheias de lojas, e edifícios de escritórios. Entre outros marcos emblemáticos, os atletas atravessarão o rio Toyohira, originalmente conhecido como o rio Sapporo, que deu nome à cidade, e depois seguirão o para o Norte, em direção à Universidade Hokkaido, uma das prestigiadas universidades imperiais do Japão, fundada em 1876.

Os percursos de marcha atlética, aprovados pelo Conselho Executivo do COI no início deste mês, apresentam circuitos de 1 e 2 km para as distâncias de 20 e 50 km, respectivamente, ao longo da Avenida Sapporo Ekimae-dori.

A delegada Técnica Mundial de Atletismo e membro do Conselho Sylvia Barlag comentou. "A definição do circuito para a maratona olímpica e os eventos de marcha atlética sempre é um desafio emocionante para alcançar o equilíbrio do bem-estar dos atletas, mostrando a cidade, garantindo que os requisitos técnicos e de transmissão sejam atendidos."

O CEO da Tóquio-2020 ,Toshiro Muto disse: "As primeiras voltas do circuito no Sapporo Odori Park definirão a paisagem urbana de Sapporo como um cenário adequado para os corredores, compartilhando seus encantos com fãs de todo o mundo. Além das discussões com a World Athletics e o COI, que ocorreu durante todo o processo de finalização do circuito, agradeço à cidade de Sapporo e à província de Hokkaido por seu apoio inestimável. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes envolvidas para garantir que as maratonas e as corridas em Sapporo sejam um sucesso."

A World Athletics, o Comitê Olímpico Internacional e Tóquio-2020 continuarão trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais relevantes para garantir o sucesso dos eventos de maratona e caminhada em Sapporo durante os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Fonte: http://www.cbat.org.br/novo/

Últimas Notícias
Principais Assuntos