MRV.gif

Villa Nova-MG e Caldense fazem o jogo da rodada pelo Mineiro


Villa Nova-MG x Caldense dia 10 de março, às 16h, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima-MG (Foto: Divulgação FMF)

As posições opostas na tabela de classificação não impedem que eles ocupem o mesmo lugar na história. Adversários no dia 10 de março, às 16h, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, Villa Nova e Caldense, entre os noves clubes do interior que disputam a edição 2019 do Módulo I do Campeonato Mineiro Sicoob, são os únicos que já venceram a competição.

Apesar de nas suas respectivas conquistas Leão e Veterana não terem rivalizado pela taça de campeão mineiro, isso não impede que um dos confrontos mais tradicionais do nosso futebol tenha sua própria história. E ela teve grandes momentos.

O primeiro deles em 1976, quando a Federação Mineira de Futebol (FMF) decidiu pela realização de um Torneio Incentivo para apontar os oito clubes que disputariam a Primeira Divisão do Estadual no ano seguinte ao lado de Atlético, Cruzeiro, América e Uberaba, que já estavam garantidos e no período jogavam o Brasileirão.

Eram 15 clubes brigando pelas oito vagas e também pelo título. E essa disputa foi direta entre Villa Nova e Caldense, e teve uma grande dose de polêmica.

Isso porque o Leão do Bonfim só empatou em pontos com a Caldense após os 28 jogos que cada um disputou por ganhar um ponto a mais num empate sem gols com o Atlético, de Três Corações, que tinha escalado um jogador irregular.

A questão foi parar nos tribunais e até o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foi acionado, mas aquele título ficou mesmo com o Villa Nova que tinha uma vitória a mais que a Caldense (17 a 16), sendo que esse era o primeiro critério de desempate.

REENCONTRO

Depois de 30 anos, os dois clubes voltaram a viver momentos decisivos. Disputaram uma das semifinais da Taça Minas Gerais de 2006, que dava ao seu campeão uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.

Como segundo colocado da fase classificatória, o Villa Nova jogava por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Na ida, em 12 de novembro, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, a Caldense fez 2 a 0 e abriu enorme vantagem.

No feriado de 15 de novembro, a volta no Castor Cifuentes, em Nova Lima, foi muito nervosa. E decidida aos 48 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Carciano, de bicicleta, fez 2 a 0 para o Villa, colocando o Leão na decisão contra o Uberaba.

História não falta neste duelo entre Villa Nova, campeão mineiro em 1932, 1933, 1934, 1935 e 1951, e Caldense, campeã mineira em 2002. Por isso, eles fazem dia 10 de março, no Castor Cifuentes, o JOGO DA RODADA do Campeonato Mineiro Sicoob.

Fonte: http://fmf.com.br/

Últimas Notícias
Principais Assuntos
  • Facebook - Black Circle
  • Black Facebook Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon