MRV.gif

Brasil vence prêmio 'exemplo' no Football For Friendship


Gustavo e Luíza representaram o Brasil (Foto: Créditos Amanda Storck / Fluminense F.C.)

Através da dupla Gustavo e Luíza, país foi eleito pelos próprios participantes como o principal incentivador dos nove valores do projeto.

O Brasil teve uma participação bastante especial no Football for Friendship (F4F), em Moscou, na Rússia. Através dos embaixadores, Luíza Zein e Gustavo Cintra, ambos atletas do Fluminense-RJ, o país foi eleito o favorito do evento. Os próprios participantes escolheram a "Pátria Amada" como principal incentivadora dos nove valores do projeto: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradição e honra.

A dupla brasileira deu um verdadeiro show durante todos os dias de atividades do F4F. No hotel onde todas as 211 delegações hospedaram-se, dando mais de 1.500 pessoas no total, Luíza andou para lá e para cá com os novos amigos de todo o mundo. Nos eventos, foi de saltadora/jornalista mirim à pintora, pois fez "artes" no rosto dos colegas de equipe com pincel e as tintas verde (representando um campo de futebol) e azul (que simboliza o céu), cores do projeto. Na última quarta-feira (13), durante o Fórum Internacional do Football for Friendship, realizado no Moskvarium, Centro de Oceanografia e biologia marinha de Moscou, a menina de 12 anos entregou a pulseira da amizade ao CEO da Gazprom (organizadora do projeto e parceira da FIFA), Viktor Zubkov, e conversou um pouco com ele sobre a participação no F4F.

- Foi muito emocionante ter participado de tudo isso. Muito mesmo. Estou super feliz. É uma experiência que eu vou levar para o resto da vida - destacou a menina, que não conteve as lágimas de felicidade no ombro dos pais após um dos eventos.

Gustavo, por sua vez, atuou como tradutor do seu time, o Dragão de Komodo. Quando algum dos companheiros de País de Gales, República Dominicana, Guiné Bissau, Filipinas e Quênia não conseguia se comunicar com alguém, ele prontamente utilizava o bom conhecimento que tem no inglês para proporcionar uma melhor comunicação. Como capitão da equipe, o zagueiro de 12 anos tinha uma grande preocupação com o ânimo dos colegas e sempre passava uma palavra de incentivo após um revés ou gol sofrido, além de tornar uma rotina o cumprimento aos adversários após os jogos, independentemente do resultado alcançado.

Com dez gols marcados no torneio de futebol, Gustavo também foi eleito no Fórum o melhor jogador da competição. Por se tratar de um evento internacional, a nomenclatura do prêmio é MVP (sigla em inglês que significa "jogador mais valioso" na tradução para o português, e muito comum nos esportes americanos). Feliz com o fato, ele brincou ao se comparar com grandes astros da NBA (famosa liga norte-americana da modalidade) e falou sobra a satisfação pela participação no evento.

- Estou me sentindo o Stephen Curry (armador do Golden State Warriors) e o LeBron (James, ala do Cleveland Cavaliers). E é bom esse sentimento! Foi muito legal poder jogar bola com pessoas de outros países. Nunca tinha feito isso antes, ainda não tinha andado de metrô, nunca tinha feito gol fora do Brasil... Foram experiências novas e muito legais. Eu vou lembrar sempre do que fiz aqui e isso vai me dar força para continuar caminhando. Valeu demais - acrescentou.

As atividades do F4F foram encerradas com um show aquático no Moskvarium e a garotada teve a oportunidade de ouvir conselhos do goleiro espanhol Iker Casillas, campeão mundial em 2010 e atual arqueiro do Porto-POR, convidado especial da Gazprom para o evento. Nesta quinta-feira (14), todos os participantes vão assistir ao jogo entre Rússia e Arábia Saudita, no Estádio Luzhniki, que marca a abertura da Copa do Mundo FIFA 2018.

Fonte: https://www.cbf.com.br/a-cbf

Tags:

Últimas Notícias
Principais Assuntos
  • Facebook - Black Circle
  • Black Facebook Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon