Atlético-MG é o melhor brasileiro no ranking da Copa Libertadores
Clube Atlético Mineiro é o clube brasileiro mais bem colocado no ranking da Copa Libertadores (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação)
A boa campanha do Galo na atual edição da Libertadores já começa a render frutos para o clube. No ranking oficial da competição, elaborado pela Confederação Sul-Americana de Futebol, o Atlético-MG já ocupa a melhor posição entre os clubes brasileiros. Isso se concretizou com a vitória do time por 5 a 1 sobre o SportBoys, da Bolívia, na noite de quarta-feira (3), em jogo disputado na casa do adversário.
No início da Libertadores de 2017, o Galo estava atrás de São Paulo, Corinthians e Cruzeiro. Como nenhum dos três conseguiu se classificar para o torneio, a participação do Atlético na fase de grupos e a vaga praticamente assegurada para as oitavas de final com três vitórias e um empate já lhe dão pontos suficientes para ultrapassar no ranking os três rivais.
Se entre os brasileiros, o Galo é o mais bem situado, no geral ele fica em sexto lugar, atrás de Boca Juniors e River Plate, Atlético Nacional, e dos uruguaios Peñarol e Nacional.
Outro dado preliminar já permite apontar uma troca de posições entre Inter e Grêmio. Facilitado pela ausência do time rubro na competição, o Grêmio já obteve pontuação para ocupar o posto e assim deixar o Inter cair para o 6º lugar, na relação que inclui somente os brasileiros.
O ranking vai ser atualizado ao fim da competição e a ordem dos brasileiros, até os 100 primeiros listados, é a seguinte, por enquanto:
1 – Atlético-MG
2 – São Paulo
3 – Cruzeiro
4 – Corinthians
5 – Grêmio (*)
6 – Internacional
7 – Santos (*)
8 – Palmeiras (*)
9 – Fluminense
10 – Flamengo (*)
11 – Vasco
12 – Atlético-PR (*)
13 – Botafogo (*)
14 – São Caetano
15 – Sport
(*) – A posição desses clubes nesse corte do ranking da Libertadores pode ser outra, ao final da competição, notadamente se um deles for o campeão. No entanto, não existe a possibilidade de nenhum dos que figuram nessa lista alcançar o Atlético-MG em 2017. A Chapecoense, outro time brasileiro na Libertadores, está em 199º lugar nesse ranking.
Trio de ataque do Atlético-MG Robinho, Rafael Moura e Fred (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação)