top of page
MRV.gif

Copa Libertadores terá mudanças a partir de 2017


Troféu da Copa Libertadores

Copa Libertadores da América sofre algumas mudanças a partir do ano que vem.

A Conmebol anunciou na tarde desta última terça-feira (27) algumas mudanças na maior competições entre clubes do continente americano, a Copa Libertadores da América terá alterações na forma de disputa que já começam a valer a partir da edição do próximo ano.

A Copa Libertadores será estendida e terá um tempo de duração maior, do mês de fevereiro até novembro, contando com a participação de 42 equipes, desde a fase preliminar, chamada de pré-Libertadores. Outro ponto destacável é a alteração na grande final, que passará a ser disputada em uma única partida e em campo neutro, da mesma forma como ocorre com a Liga do Campeões no continente europeu. Também foi definido que a segunda principal competição da Conmebol, a Copa Sul-Americana será disputada entre os meses de junho e dezembro.

Essas alterações começam a valer a partir da próxima edição, ressaltando que até a edição deste ano, a Libertadores foi disputada somente durante o primeiro semestre, entre julho e agosto. As anteriormente, 27 semanas de competição foram aumentadas para 42. Outra mudança que se assemelha a Liga dos Campeões, é a de que 10 clubes que não avançarem as oitavas de final do torneio terão a chance de disputar a Sul-Americana; no continente europeu, os terceiros colocados na fase de grupos da Champions vão para o mata-mata da Liga Europa.

Com esse aumento nas datas de competição, existe a possibilidade de mais um time brasileiro poder disputar o torneio, porém, ainda não se definiu de onde vem essa classificação: ou o quinto colocado no Campeonato Brasileiro, que então, passaria de G-4 para G-5, ou o vice da Copa do Brasil. Sobre essa questão a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve fazer um pronunciamento nos próximos dias.

As mudanças foram justificadas no Twitter oficial da entidade, e o principal ponto ressaltado foi o de que anteriormente, por muito tempo os clubes precisavam escolher entre os campeonatos locais e os continentais, o que afetava significativamente a qualidade de ambas as competições.

Atlético Nacional da Colômbia Campeão da Copa Libertadores 2016

Últimas Notícias
Principais Assuntos
bottom of page